quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Calcinha!

"Alô polícia
Eu tô usando
Um Exocet
Calcinha!"


Há algum tempo vim notando um desejo de Juju largar as fraldas. Já tinha até conversado com a creche sobre isso.

Então, esses dias a creche me ligou querendo saber se podia começar o desfralde. Enchi o peito e disse: SIM!
E temos que começar direito porque não pode parar.

Já comprei estoque de calcinhas e 2 chinelinhos, que nomeei como kit-desfralde.

Vocês tinham que ter visto a animação dela em ver as coisinhas! Agora só falta o troninho pro kit ficar completo! Amanhã será providenciado!

Abaixo, texto que a creche me mandou:

Basicamente, para que a criança seja submetida ao treino higiênico, ela precisa estar biologicamente preparada, ou seja, é necessário que seus esfincteres, que são os músculos que controlam a retenção e a expulsão de fezes e urina, estejam maduro, pronto para serem usados. O controle estável desses músculos em que a própria criança desempenha o papel vem geralmente depois que ela começa a andar. Sabemos que para a maioria dos bebês, esse controle não se produz antes dos 18 meses.

Porém, como o verdadeiro controle do esfíncter é uma função aprendida, não basta que a criança já tenha uma maturidade a nível fisiológica estabelecida.

Ela vai precisar de ajuda das pessoas que dela cuidam para que esse processo se solidifique.

Sendo assim, quando a criança dá os primeiros sinais de prontidão, quando ela começa a reconhecer o sentido de certas excitações internas e externas que se processam em seu corpo, devemos começar o controle.

O treino deve ser feito de maneira casual, despreocupada, com algumas doses de elogios quando ela conseguir usar o vaso e mantiver-se seca, com a preocupação de dar conforto a ela. Devemos enfocar sempre como foi bom para a criança, e não para os pais, ela ter conseguido sucesso. Isso ajuda a evitar que a criança venha a usar seu xixi ou cocô como represália aos pais. Por exemplo: “Se é importante para mamãe que eu não faça xixi no tapete, quando ela fizer algo que me desagrada vou fazer a que desagrada também”. Por tanto, reprimendas, ansiedades, castigo ou ultraje moral quando a criança se suja, simplesmente prolongam e complicam o processo.

Devemos passar tranqüilidade para que ela não sinta esse novo passo como um ponto de conflitos e frustrações.

É importante considerar o treino como um trabalho individual de cada criança. Ela vai aprender em um tempo que é dela, e não nosso ou de outra criança qualquer. Comparações não são pertinentes.

De inicio, a participação dos adultos que cuidam da criança deve ser ativa, no sentido de sempre questiona-la quanto a vontade de urinar ou defecar. Devemos observar também, a fisionomia da criança, que muitas vezes denuncia o que está para acontecer.

Outro ponto que deve lembrado é quando os pais decidem que o controle deve ter início; é importante que a criança seja avisada do que vai se suceder com ela e por quê. Estando isso estabelecido, os pais não devem mais colocar as fraldas na criança durante o dia. Estas devem ser substituídas por calcinhas ou cuecas.

O banheiro é o local ideal para ser iniciado o controle, já que é o cômodo da casa, creche ou de qualquer outro lugar que ela deverá assimilar como o indicado para todas e qualquer higiene. Por tanto, mesmo que o início do treino se dê em “troninho”, o mesmo deve ser utilizado sempre dentro do banheiro.

Quanto ao controle noturno da urina, vale dizer que normalmente só se dará quando o controle diurno estiver bem estabelecido e quando a criança não consumir nenhum tipo de líquido durante a noite.

Partindo do princípio de que deve haver uma codificação única para a criança em relação a esse novo hábito que para ela se inicia, deve ser feito um trabalho paralelo entre a creche e os pais, para que não haja mensagem contraditória de ambos os lados.

Para tanto, sugerimos que o início desse novo processo seja feito em comum acordo creche/pais, por meio de uma entrevista.

Durante o desfralde, na mochila deverá conter várias peças íntimas, roupas e um par de sandálias ou chinelinho de borracha.

Contamos com vocês!

Atenciosamente,
Direção



Vou contando como vai ser esse processo! rs

Nenhum comentário: